
Em relação ao desenrolar do enredo, gostei de conhecer as Margaridas e os Migueis que se cruzaram nas diferentes épocas. Gostei de viajar no tempo. Pensei que me ia sentir baralhada, porque a autora passa de um momento para o outro sem avisar o leitor, mas senti que isso só contribuiu para gostar mais do livro.
E pergunto-me: Porque é que não oiço falar muito desta escritora?
Sinopse:
"Quando Margarida chegou à Casa da Azenha teve aquela sensação, não desconhecida mas sempre inquietante, de já ter estado ali."
Margarida é uma jovem professora de Matemática. Um dia vai a Vila Real proferir uma palestra e fica hospedada num turismo de habitação, casa antiga muitíssimo bem conservada e onde, no seu quarto, está dependurado o retrato a óleo de um homem que se parece muito com Miguel, a sua recente paixão.
Por um inexplicável mistério, na manhã seguinte Margarida acorda cem anos atrás, no seio da sua antiga família.
Sem perder consciência de quem é, ela odeia esta partida do tempo. Mas aos poucos vai-se adaptando. Conhece o homem do quadro e apaixona-se por ele. Quando ele morre num acidente, Margarida regressa ao presente.
Romance simultaneamente poético e fantástico, As Esquinas do Tempo é mais uma prova do indesmentível talento literário de Rosa Lobato de Faria.
Realmente é uma pena que não falem tanto dela. Acho que é uma das qualidades do país (infelizmente a senhora já faleceu :S)
ResponderEliminara sério??? olha que eu não sabia :s é que este foi publicado em 2011! Pensava que ela estava viva .s Tenho pena.
ResponderEliminareu ia a dizer "talvez porque ja faleceu", mas a su adiantou-se. ai ai...
ResponderEliminarnão sabia mesmo! ando desactualizada! :s
Eliminarhttp://www.publico.pt/cultura/noticia/rosa-lobato-faria-morreu-aos-77-anos-1420979
EliminarCoitadinha... Agora na pesquisa é que vi: escreveu a musica "chamar a musica" :O
Tinha um grande currículo! Tenho mesmo de experimentar mais livros dela. ;)
Eliminar