"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

segunda-feira, 25 de março de 2013

As Esquinas do Tempo - Rosa Lobato de Faria

Uma escritora portuguesa que me surpreendeu. Realmente sinto a necessidade de dar mais hipóteses aos escritores nacionais, mas aqueles livros que mais me chamam à atenção estão sempre tão caros.
Rosa Lobato de Faria, tem uma escrita envolvente, atraente, misteriosa e ao mesmo tempo "estranha". Esta última considero também uma qualidade. Li algo diferente do que estou habituada e não franzi o nariz nem suspirei de tédio. Adoro ver nomes portugueses em terras portuguesas. Reconhecer paisagens, terras e momentos significantes da nossa história. Portanto está claro, que gostei desta experiência,

Em relação ao desenrolar do enredo, gostei de conhecer as Margaridas e os Migueis que se cruzaram nas diferentes épocas. Gostei de viajar no tempo. Pensei que me ia sentir baralhada, porque a autora passa de um momento para o outro sem avisar o leitor, mas senti que isso só contribuiu para gostar mais do livro.

E pergunto-me: Porque é que não oiço falar muito desta escritora?


Sinopse:
"Quando Margarida chegou à Casa da Azenha teve aquela sensação, não desconhecida mas sempre inquietante, de já ter estado ali."

Margarida é uma jovem professora de Matemática. Um dia vai a Vila Real proferir uma palestra e fica hospedada num turismo de habitação, casa antiga muitíssimo bem conservada e onde, no seu quarto, está dependurado o retrato a óleo de um homem que se parece muito com Miguel, a sua recente paixão.
Por um inexplicável mistério, na manhã seguinte Margarida acorda cem anos atrás, no seio da sua antiga família.
Sem perder consciência de quem é, ela odeia esta partida do tempo. Mas aos poucos vai-se adaptando. Conhece o homem do quadro e apaixona-se por ele. Quando ele morre num acidente, Margarida regressa ao presente.

Romance simultaneamente poético e fantástico, As Esquinas do Tempo é mais uma prova do indesmentível talento literário de Rosa Lobato de Faria.


6 comentários:

  1. Realmente é uma pena que não falem tanto dela. Acho que é uma das qualidades do país (infelizmente a senhora já faleceu :S)

    ResponderEliminar
  2. a sério??? olha que eu não sabia :s é que este foi publicado em 2011! Pensava que ela estava viva .s Tenho pena.

    ResponderEliminar
  3. eu ia a dizer "talvez porque ja faleceu", mas a su adiantou-se. ai ai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não sabia mesmo! ando desactualizada! :s

      Eliminar
    2. http://www.publico.pt/cultura/noticia/rosa-lobato-faria-morreu-aos-77-anos-1420979

      Coitadinha... Agora na pesquisa é que vi: escreveu a musica "chamar a musica" :O

      Eliminar
    3. Tinha um grande currículo! Tenho mesmo de experimentar mais livros dela. ;)

      Eliminar