"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

domingo, 3 de junho de 2012

Observações - Jane Harris

Uma leitura agradável e muito interessante.

Adquiri este livro sem ler nenhuma opinião sobre ele. Nem sabia da sua existência. Estava nos meus passeios literários pela Bertrand sem nenhuma intenção de comprar livros, mas infelizmente, ou Felizmente, a livraria estava com promoções de 20 a 40% em grandes livros. E este foi o que mais me chamou à atenção. Para além da capa, está inserido numa das colecção que mais gosto, Grandes Narrativas da Editorial Presença. Têm sempre livros interessantes que ainda não me desiludiram. Para além destes pontos que me despertaram o interesse têm também o facto de ser um Romance Histórico passado em Edimburgo na Escócia, no século XIX, estes tipo de romances são os meus favoritos e começo já a considerar a minha preferência literária.

Passando à experiência de leitura:
Quando abri o livro esperava encontrar um vocabulário "histórico", mas fiquei ainda mais contente quando li a primeira linha que dizia: "A minha patroa dizia-me muitas vezes: - Vá lá, Bessy, não me chames patroa. - dizia isto principalmente quando o pastor vinha para o chá." e continuei a ler a página e percebi imediatamente que fiz uma boa aquisição.

Bessy é uma personagem engraçada e uma jovem forte que sofreu bastante enquanto criança. No livro demonstra uma personalidade forte e um pouco frontal. Descreve cada situação tal e qual como elas acontecem mas ao mesmo tempo acrescenta os pensamentos dela um tanto ao quanto ousados e engraçados. É uma personagem boa e mentirosa que tenta esconder as asneiras que faz, mas assim que se apercebe que exagerou tenta dar a volta ao assunto.

Mrs Arabella Reid, é uma mulher estranha, com atitudes que não lembram a ninguém mas que fazem com que Bessy se sinta admirada e fascinada com patroa. Embora ache que Arabella esconde algo. É neste ponto que se centra a história, na descoberta do segredo e no que isso pode levar a acontecer.

Encontramos também temas como a religião e a politica que são tratados em segundo plano mas que se misturam com os acontecimentos e isso podemos verificar no final da história.


Portanto:
Fiquei muito satisfeita com o que li e aconcelho a qualquer apreciador de romances históricos que não tenham a pitada de romance entre uma menina mimada e um "macho".

Este livro ganhou ainda os seguintes prémios:
- Waterstone’s Book of the Month
- USA Book of the Month Club’s First Fiction Prize
- Waterstone’s 25 Authors for the Future


Sinopse:
"Em plena época vitoriana, Bessy Buckley, uma irlandesa de 15 anos, encontra um lugar de criada numa mansão isolada que pertence à encantadora Arabella Reid e ao seu marido, um político com ambições. Arabella faz-lhe várias e intrigantes exigências entre as quais a de que descreva, num diário, as suas tarefas e os seus pensamentos mais íntimos. Apesar de tudo Bessy afeiçoa-se à sua patroa, mas acaba por descobrir que a mansão esconde segredos surpreendentes. Uma sátira inteligente à hipocrisia vitoriana, bem-humorada e com um enredo que cria um suspense psicológico subtil."

4 comentários:

  1. Ok, agora é que espicaçaste a minha curiosidade à séria XD

    ResponderEliminar
  2. Acabo de adquirir este livro nas promoções loucas da presença. Andava a escolher e a ver cotações no goodreads e reparei que vocês as duas já tinham lido. Agora que li a tua opinião vejo que fiz uma boa escolha :)

    beijinhos

    ResponderEliminar