"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

terça-feira, 12 de junho de 2012

Contos de Beedle o Bardo e Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los

É tão bom rever mundos que deixámos em livros que não iremos ler mais nenhuma vez. há quem o faça, mas sou daquelas leitoras que não consegue ler o mesmo livro duas vezes. Pois conhecendo o final a vontade de ler perde-se. E para não deixar de gostar de um determinado livro acabo por deixá-lo na minha estante para ser contemplado.

Creio que é por isso isso que J. K. Rowling escreveu estes pequenos livros, para relembrar os seus fãs da existência deste mundo maravilhoso, criado com tantos pormenores e com personagens que seguiram o crescimento da minha geração.

Estes 2 livrinhos, Contos de Beedle o Bardo e Monstros Fantásticos e onde encontrá-los são citados nos livros do Harry Potter, o primeiro é entregue a Hermione como "prenda" de Dumbledore o segundo é usado frequentemente pelas personagens.

No primeiro encontramos os contos mais famosos para os feiticeiros, para além disso ainda somos surpreendidos pelos comentários do director de Hogwarts, Albus Dumbledore. O segundo enumera várias criaturas fantásticas, as suas origens e poderes, é um livro engraçado porque, supostamente pertencia a Harry Potter, e ele e os seus amigos escreveram piadas e comentários que nos transportam para situações já descritas nos livros da saga. E isso é que é interessante, como é que todas essas situações ainda estão gravadas na minha memória?