"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Procuro-te de Lesley Pearse

Já tenho este livro na estante há algum tempo, mas estava difícil de o colocar à frente dos que iam chegando à prateleira. No entanto continuei com uma expectativa elevada no inicio da leitura, tanto pelas cotações do goodreads, como pela minha experiência anterior com a escritora. podem ler aqui: Nunca me esqueças.

As expectativas não foram totalmente superadas, no entanto gostei do livro, satisfez as minhas necessidades literárias, mas creio que não me marcou muito. Claro tem os seus momentos altos, o fim por exemplo e a qualidade de pelo menos duas personagens, Ellen e Josie. Acho que a escritora podia ter inserido melhor o Joel, um homem que todas as mulheres queriam ter ao seu lado.
Esperava uma narrativa mais dura, directa e realista. Embora haja momentos fortes e embaraçosos.

Sinopse:

Daisy tem apenas vinte e cinco anos quando a mãe morre nos seus braços. Embora saiba há muito que foi adoptada, sempre se sentiu amada pelos pais e pelos irmãos. Para Daisy, aquela é a sua família. Todavia, o luto vai abalar o equilíbrio doméstico e revelar rivalidades encobertas. A serenidade dá lugar à devastação, e a jovem sente que é a altura certa para partir em busca das suas raízes e confrontar-se com o passado.
Na ânsia por saber mais sobre Ellen, a sua mãe biológica, e à medida que vai desvendando a história da família, Daisy descobre as duras verdades por detrás do seu nascimento. Dotada de uma inabalável determinação, Ellen sobrevivera a uma infância traumática: a morte da sua própria mãe estava envolta numa aura de mistério e os maus-tratos de que fora vítima às mãos da madrasta haviam-na marcado irremediavelmente. O destino quis que a sua coragem fosse constantemente posta à prova. O tempo encarregou-se de apagar o rumo dos seus passos.
Mas Daisy não desistirá de a encontrar, nem que para tal tenha de renunciar ao amor da sua vida.

4 comentários:

  1. também está na minha lista de futuras aquisições, mas sendo assim não vou ter pressa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a Su gostou bastante do livro.

      Eliminar
    2. :D Oui! É um "4 estrelas" para mim. Guardo "boas memórias" da leitura dele enroscadinha no sofá. A senhora Pearse consegue escrever coisas de forma ternurenta. Não costumava ser o tipo de livros em que pegava e surpreendeu-me. Gostei do enredo

      Eliminar
    3. Eu dei 3,5 estrelas. Sim ela escreve bem. Mas o Nunca me esqueças ficou bastante na minha memória!

      Eliminar