"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

domingo, 3 de março de 2013

O Jogo do Anjo - Carlos Ruiz Záfon

Depois de ler a Sombra do Vento , e de ter gostado tanto que acabei por designá-lo como o melhor livro que li, pensei que me poderia decepcionar com o escritor se lesse mais algum livro dele, mas de facto estava enganada. O Jogo do Anjo, para mim, superou a sua obra anterior. Foi maravilhoso voltar ao Cemitério dos Livros Esquecidos e rever uma ou outra personagem da Sombra do Vento.


E superou as minhas expectativas porquê?
Primeiro, achei o parágrafo anzol muito bem conseguido, podem ler aqui.
O David é sem dúvida das personagens principais que mais gostei. Ao contrário do que aconteceu na Sombra do Vento em que fiquei deliciada com as personagens secundárias, neste livro o David deixou-me de boca aberta. Uma óptima pessoa, mas cheio de defeitos. Arrogante mas com o coração mole. Inteligente e perspicaz mas incapaz de superar os seus medos. Sem dúvida uma personagem muito realista, que eu adorava conhecer.

Em relação às restantes personagens, a família Sempere (avô e pai do Daniel) são personagens quase sagradas. A Isabella é a alma gémea do David, e a alma gémea não tem de ser propriamente aquela pessoa que desejamos e amamos, (acho que li isto algures no livro Comer, Orar e Amar).
Dom Pedro, fez-me lembrar Miquel na Sombra do Vento, alguém que coloca a amizade a cima de tudo, até da riqueza e do amor, embora tenha tido uma ou outra atitude menos positiva.
O Patrão, a personagem do mistério. Quem é e o que é que ele quer? Acho que nem no fim ficamos bem a saber.

O autor conseguiu surpreender-me bastante, deixando-me um pouco atordoada com as decisões que tomou  com algumas personagens e ao mesmo tempo proporcionou-me momentos de riso (gargalhadas não, porque tive de me conter no autocarro).  Fiquei espantada com o final. Bela vingança...
E está na hora de trazer para casa o próximo volume.

ps: Foi uma semana dolorosa para as minhas costas. Este livro pesa toneladas e deu cabo da minha mala.

Sinopse:

Na Barcelona turbulenta dos anos 20, um jovem escritor obcecado com um amor impossível recebe de um misterioso editor a proposta para escrever um livro como nunca existiu a troco de uma fortuna e, talvez, muito mais. 
Com deslumbrante estilo e impecável precisão narrativa, o autor de A Sombra do Vento transporta-nos de novo para a Barcelona do Cemitério dos Livros Esquecidos, para nos oferecer uma aventura de intriga, romance e tragédia, através de um labirinto de segredos onde o fascínio pelos livros, a paixão e a amizade se conjugam num relato magistral.

8 comentários:

  1. Há muitos que consideram O Jogo do Anjo mais fraco que a Sombra pois, eu não. Adorei-o e o seu final "aberto" é muito intrigante. Tenho mesmo que ler o próximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou como tu. Este conseguiu superar a Sombra do Vento. Realmente fiquei muito aborrecida quando terminei o livro porque pensei: QUERO MAIS! Mas isto é óptimo quando me acontece.

      Temos de ler sem dúvida. Embora também já me tenham dito que o Príncipe do Céu é mais fraquito :s mas acho que vou adorar na mesma. Ando com vontade de adquirir os livros todos dele.

      Eliminar
  2. Olá Diana,
    tenho a certeza que irás adorar o Prisioneiro do Céu...
    Boas Leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvido ;)

      ps: confundo sempre o titulo deste com o do Príncipe da Neblina ....

      Eliminar
  3. Olá Diana!
    Preferi a Sombra do Vento, isto porque quando o terminei, comecei a ler o prisioneiro do céu, e só depois soube que havia o Jogo do Anjo. Aquele final deixou-me boquiaberta. De certeza que vais gostar do prisioneiro é muiiito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá :D
      São livros fantásticos. Deixam-nos sempre sem palavras no final. Espero que aconteça o mesmo no próximo volume ;)

      Eliminar
  4. acho que já te disse, mas o Prisioneiro do Céu vai juntar as pontas soltas dos livros anteriores. O fermin vai ser muito importante nesse livro. Vais encontrar um David um pouco diferente, lembra-te da maldição que o Patrão lhe lançou! E ele vai estar a escrever um livro (fiquei de boca aberta quando descobri que livro era). Já disse à Su o que acho que ia ser muito porreiro para o 4º livro, mas ainda não te posso dizer. tens que ler o 3º rapidamente, vais gostar de certeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a deixar-me em pulgas, não pode ser ... ai ai. O eu livrinho já vem a caminho de casa. estou ansiosa ^^

      Eliminar