"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

segunda-feira, 11 de março de 2013

Anel de Areia - Penelope Lively

Não tenho muito a dizer sobre este livro. Simplesmente não gostei. E acho que a culpa desta minha opinião é da personagem principal. Eu sei que existem poucas personagens femininas com um temperamento forte e interessante no mundo da literatura. Mas esta? sinceramente.... é demasiado auto-confiante, considera-se praticamente a única mulher interessante e culta. Todas as outras personagens femininas com quem a protagonista tem alguma ligação, são fúteis, burras e desinteressantes. Até a própria filha.
Por outro lado as personagens masculinas são sempre interessantes e sentem sempre qualquer coisa diferente por ela, não há um único homem que lhe resista, pelo menos na perspectiva dela.
Pode estar bem escrito e pode até expor alguns factos interessantes da 2.º Guerra Mundial, e de outras histórias do mundo. Mas mesmo assim não me cativou .

Sinopse:

Anel de Areia foi vencedor do Booker Prize.
Aos 76 anos, Cláudia Hampton está no seu leito de morte num hospital de Londres e decide escrever “A história do mundo seleccionada por Cláudia: factos e ficção, mito e evidência, imagens e documentos”.
Assim ficamos a conhecer a história da vida de Cláudia, uma ex-jornalista correspondente de guerra muito teimosa, cujas opiniões acerca de tudo se baseiam na sua própria visão do mundo. Durante a II Guerra Mundial, Cláudia trabalhou no Egipto onde conheceu Tom, com quem manteve uma relação curta mas muito intensa. Cláudia nunca foi capaz de ser uma mãe para Lisa, nunca foi capaz de casar com Jasper, o pai da sua filha, e nunca foi capaz de contar a ninguém quem foi Tom, o amor da sua vida. À medida que os seus amigos a vão visitando no hospital, revelam quem foi Cláudia e que impacto teve nas suas vidas.