"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Não há histórias de Amor Com Final Feliz - Ana Souto de Matos

As férias dão-me alguma preguiça... Gosto de livros grandes mas sempre que olho para eles viro a cara.
Por esse motivo resolvi dar oportunidade àqueles livros que vivem escondidos na minha estante e dos quais nunca li nenhuma opinião/crítica.
Resolvi começar com este livro. Gostei do título e fiquei curiosa. Abri o livro e achei a estrutura diferente mas não me entusiasmou. É uma espécie de diário, onde estão incluídas entradas de trocas de mensagens de telemóvel e de correio electrónico. Lembro-me de fazer isto quando tinha 15 anos.
Mas este livro têm um problema. A Protagonista/narradora, tem aproximadamente 40 anos. É divorciada e mãe de dois miúdos.
É a história de uma mulher que se apaixona por um colega de profissão, ambos jornalistas mas de publicações diferentes que se vêm esporadicamente. Ele não quer nada com ela, mas também não lhe diz para ela se afastar.
O que me aborreceu nisto tudo, foi o facto de a Sofia, (a protagonista) parecer uma adolescente que envia constantemente mensagens, emails ao Afonso. Todos os dias o Afonso têm na caixa do correio electrónico uma mensagem de 100 linhas cheias de lamechismos. Por sua vez o Afonso faz questão de responder uma vez por semana com 2 linhas.

Neste livro desfrutei o meu direito inalienável de leitora: " O direito de saltar páginas". Umas duas ou três pelo menos quando via que ia ser mais do mesmo.

A escritora descreve bem os sentimentos da protagonista. Usa palavras fortes, bonitas e ao mesmo tempo tristes e sem vida. Mas acaba por se repetir muito.

1 comentário: