"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Num Vento diferente - Ursula K. Le Guin

Demorei a ler este livro. Tão poucas páginas e mesmo assim... Isto deve-se à semana complicada, o que fez com que o meu tempo de viagens de autocarro fosse passado a dormir.

É um livro fácil de ler, mas não me cativou inicialmente. O vocabulário, não sei  se por causa da escritora ou da tradução, misturava um pouco o "Sim senhor" com o "Tu". Tanto era muito formal como informal. O que não me agradou.

Fora isto, o livro é muito interessante, aborda o tema da Morte e as várias ideias que as pessoas têm dela, desde o nada para além da morte, passando pela "terra prometida" para onde a alma viaja, à reencarnação.  Para além desta temática, é um livro cheio de fantasia, com personagem grandes e com características mágicas, a personagens totalmente humanas sem qualquer poder. Encontramos dragões, bruxas, feiticeiros que convivem e partilham o mesmo espaço com seres humanos, embora todos tenham um lugar distinto.

É uma obra com pouca acção, que começa com a tentativa de descodificar um Sonho de Amieiro, uma das personagens principais mas que perde um pouco a sua importância, só no final é que volta a ser a "Estrela".

Achei interessante o facto de que neste mundo surreal, existirem tantos pormenores da realidade: o Deus criador  têm outro nome, as divergências religiosas e os preconceitos em relação ao sexo feminino.

É uma leitura agradável, dei por mim a pensar na morte com muito medo, sem me ter apercebido que esses pensamentos poderiam estar ligados ao livro de Ursula K.Le Guin.

Sinopse

Unanimemente considerada pelo público e pela crítica como uma das referências máximas na área do fantástico e ficção científica, Ursula Le Guin é uma lenda viva neste género. Multipremiada e consagrada mestre na poderosa ficção que arquitecta, continua a ser hoje autora de autênticos prodígios literários. Este livro completa a história que se iniciou em Tehanu - O Nome da Estrela e faz diversas referências ao livro A Praia Mais Longínqua, pelo que se aconselha os leitores a conhecerem previamente estas duas edições. Amieiro é um feiticeiro humilde com o poder de consertar coisas. Quando a sua mulher morre, fica inconsolável e descontrolado. Dois meses depois começa a sonhar com a terra dos mortos e que a sua mulher vem até ele, chamando-o para que ele se liberte, atravessando as paredes que dividem o mundo dos vivos e dos mortos. Uma alucinação incessante que persegue Amieiro na hora de dormir.


3 comentários:

  1. Até hoje continua a ser a leitura que mais em paz me deixou.

    ResponderEliminar
  2. Vim conhecer o teu blog, está muito giro.
    E gostei muito da tua estante!

    Boas Leituras..:)

    http://paginassoltas-cc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pelos elogios ;) ja estive a ver o teu e gostei bastante ;) já estou a seguir ;)

    ResponderEliminar