"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

domingo, 1 de abril de 2012

Viagem sem Regresso - Katy Gardner

Mais um livrinho.

Bem, mais um livro passado na minha querida Índia. Querida, porque está no top dos locais a visitar. E a cada discrição das paisagens que leio, e do estilo de vida dos indianos fico cada vez mais fascinada, embora já seja o segundo livro que descreve o lado negro da Índia.

Neste livro tive problemas com ambas as personagens principais. Não simpatizando com nenhuma, uma por ser imatura, Esther, no que diz respeito a decisões importantes querendo fazer tudo sem pensar bem nas consequências. É também a "Gaja Boa" da trama.  Já a Gemma, é fria, pouco sociável e aparentemente, mosquinha morta. No entanto, uma leitora compulsiva.  Mas isto não quer dizer que o livro seja mau, as personagens é que não vão ao encontro da minha maneira de ser e de estar.

A sinopse, para mim, foi mal feita, fala-nos da viagem que a Esther faz a Índia para descobrir o que aconteceu realmente com a sua amiga. Onde esta última morreu 6 anos antes, não se sabe como nem porquê, simplesmente, que apareceu morta. Se a sinopse não tivesse revelado este ponto importante, só saberíamos que a Gemma tinha morrido 150 páginas mais à frente.

Tirando estes pormenores, a história é interessante e com um final surpreendente.

Sinopse:

Seis anos passaram sobre a morte de Gemma. Seis anos de dúvidas e angústias, durante os quais a vida de Esther foi um inferno permanente.
Quando as duas amigas decidem fazer uma viagem juntas, nada faria prever que apenas uma delas regressaria. Esther era bela, sofisticada e destemida, Gemma o seu oposto. Ávidas de novas experiências, partem para a Índia em busca de aventura. O que elas ignoravam era que estavam prestes a entrar num mundo onde as regras sociais que lhes eram familiares não se aplicavam e que o tão almejado afastamento do mundo ocidental era afinal uma porta aberta para o que de mais sombrio traziam dentro de si. E foi rápida e inesperadamente que o sentimento que as unia foi posto à prova, levando-as a confrontar-se com ressentimentos e segredos antigos.
Numa tentativa de descobrir toda a verdade e de se libertar dos fantasmas que ainda a atormentam, Esther tenta agora dar um sentido à tragédia que vitimou a sua melhor amiga e mudou irreversivelmente a sua vida. Seis anos passados sobre a morte de Gemma, Esther está de volta à Índia…

Sem comentários:

Enviar um comentário