"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vai Aonde te leva o coração - Susanna Tamaro

Uma leitura rápida mas cheia de sentido.
Cada frase da autora fez-me pensar em momentos do meu dia a dia, da minha forma de lidar com certas situações, e principalmente, na ligação que nunca pude ter com nenhum dos meus avós.

Quando comecei a ler o livro fiquei um pouco receosa, pois sempre tive dificuldade em gostar de livros em forma de diários/ cartas. Não sei explicar porquê. Mas felizmente, facilmente me apeguei a narradora e à sua história de vida. Susanna Tamaro sabe usar as palavras certas nos momentos exactos.

De tantas frases da escritora, retirei a seguinte:
"A compreensão nasce da humildade, não do orgulho do saber". 

Sinopse: 
Livro sensação, livro de descoberta ou de redescoberta e por isso mesmo livro não alheio à diversidade de reacções. Através de um registo em que três gerações de mulheres dialogam, numa voz que reconta as suas vidas, Susanna Tamaro serve-se dessa estrutura narrativa para confrontar os diferentes tempos vividos e reavaliar este ciclo geracional. A leitura deste livro é enleante, quase hipnótica, comovente, o que justifica talvez o seu imenso sucesso internacional.

4 comentários:

  1. Li este livro já tem muito tempo... vou reler brevemente pois quero ver qual a minha reacção depois de tantos anos! Na altura gostei bastante.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que vais gostar bastante de novo. é um livro fantástico ;)

    ResponderEliminar
  3. "Vai aonde te leva o coração" é um livro incontornável! O filme também é muito bom. Mas não há nada como o livro :)

    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Nem sabia que havia filme deste livro. É um livro pequeno mas com muito significado

    ResponderEliminar