"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

domingo, 29 de maio de 2011

Rubrica Autores - Camilo Castelo Branco


Nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825 e faleceu em 1890.
Os seus pais morreram quando o escritor era muito novo, tendo ficado aos cuidados de uma tia, juntamente com a sua irmã.
Quando a irmã casou, passou a viver com ela acabando por ficar a cargo do seu cunhado, Padre António Azevedo, do qual recebeu uma educação religiosa e literária, aprendendo latim e francês.
Teve vários casamentos, primeiro com Joaquina Pereira, de quem teve uma filha, depois com a prima Patrícia Emília Barros, da qual nasceu mais uma filha, e por fim Ana Plácido.
Esta última, noiva de Manuel Pinheiro Alves, que se sente ofendido e acaba por processa-los. Ana e Camilo acabam presos e depois de um ano são absolvidos.
Casam e tem mais dois filhos. Mudou-se para Coimbra com a intenção de apostar no futuro dos filhos.
A 1 de Junho de 1890, definitivamente cego, suicida-se.
Como escritor:
Foi considerado o primeiro escritor profissional Português. Dedicou-se plenamente à escrita e colaborou em muitos jornais da época.
Por viver da escrita, diz-se que se encontra muita irregularidade na qualidade da sua obra, pois existem textos muito bons e outros nem por isso.
As suas novelas reflectem o clima social, político e mental da primeira metade do século XIX. Tem um painel descritivo, são sarcásticas, debruçam-se especialmente sobre a aristocracia decadente e em uma burguesia em ascensão.
A sua obra é o reflexo da sua vida de agitação, instabilidade, rapto, conflito entre a paixão e a razão.
Tentou acompanhar a evolução ideológica do seu tempo, começando numa área mais centrada no romantismo e quase no fim da sua vida, ensaiou uma escrita realista e até naturalista.
Obras que dei uma vista de olhos:
Na Faculdade: Eusébio Macário (Ficção) - 1879
Estou a ler agora: Amor de Predição (Ficção) - 1862
Primeira obra: Os Pundonores Desagravados (Poesia) - 1845
Última obra: As trevas (Poesia) - 1890

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Diana: Nem nós tinhamos ouvido falar no The Last Kiss. Foi mesmo por acaso que o vimos. É um bom filme de sábado à tarde. Beijinhos e obrigada pelas visitas ;)

    ResponderEliminar
  2. Adorámos a nova imagem do teu blogue!! Está muito bonito mesmo :)

    Em relação ao fantasma da ópera, se fores como nós e amares a grande maioria dos musicais não há como não gostar deste fantástico filme!!

    ResponderEliminar