"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

domingo, 26 de junho de 2011

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco


Finalmente um clássico, é verdade!
Nunca tinha escrito nada sobre um obra de requinte portuguesa. Isso tem um explicação: Infelizmente nunca consegui terminar uma. Mas pode ser que isso mude.

Como quase todas as obras de valor que Portugal tem, esta também é um pouco descritiva, mas nada que não se aguente. Para além disso, é uma novela, e por vezes o autor dirige-se aos leitores o que nos faz estar mais perto da acção que está a decorrer.

Este livro foi iniciado em 1862 quando Camilo Castelo Branco esteve preso por ter fugido com a noiva de um fidalgo. Com quem acaba por se casar e viver até aos últimos dias da sua vida.

Sinopse:
Simão Botelho e Teresa Albuquerque apaixonam-se ainda muito novos. Mas é um amor proibido: Domingos Botelho e Tadeu Albuquerque, pais de ambos, são inimigos e fazem de tudo para que esse amor não une as suas famílias.
No entanto, ambos ainda pensam que amores de criança passam como o vento. Mas nesta história a regra não se confirma e estes jovens vão fazer também de tudo para poderem estar juntos.


A obra é também a mais conhecida e prestigiada do escritor, já foram feitos 4 filmes:
- Em 1921 versão muda
- Em 1943 por António Lopes Ribeiro
- Em 1979 por Manoel de Oliveira
- E em 2008 de Mário Barrosa

Opinião:
É um livro mais difícil de ler, devido às palavras utilizadas pelo autos, palavras antigas que tem de ser relidas para tentar perceber o que o autor quer realmente dizer com o que escreve. Tem muita descrição mas para quem não gosta deste ponto, como eu, este livro até é das obras portuguesas com menos descrição. Esta é a minha opinião. Nunca li um livro de culto português até ao fim por causa da descrição exaustiva. Gostei da história embora o tema esteja muito batido na literatura. Mas faz parte ;)

Quem tiver curiosidade não hesite em ler ;)

2 comentários:

  1. A história é linda...mas sim, custa a ler. Àd vezes lá saltava umas partes...enfim, era novita para ter pegado naquilo.. :)

    (Roberta Frontini) - FLAMES

    ResponderEliminar
  2. é verdade ;)
    Eu tenho uma simpatia especial pelo camilo. Já que tive de estudar a biografia dele e apresentar. E desde aí que tinha vontade de ler um livro dele. este foi o escolhido e não me arrependo. Era a escrita característica da altura ;)

    ResponderEliminar