"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

sábado, 8 de dezembro de 2012

A vida Secreta das Princesas Árabes - Jean Sasson

Depois de tanto tempo sem desfrutar de uma boa leitura, decidi pegar neste calhamaço. Estava bastante empolgada com a leitura, mas depois comecei a pensar melhor: "Diana, não achas que te vais fartar de um livro tão grande depois de 3 meses sem leres nada?". Fiquei com este medo nas primeiras 50 páginas. Mas rapidamente mudei de opinião. Não é um romance mas sim uma biografia. Escrito por uma jornalista a pedido de uma princesa árabe.

Se gostam de conhecer sociedades diferentes da que estamos habituados, este livro é ideal. São ideologias que nos chocam e nos fazem dar graças, a quem quer que seja, por estamos onde estamos. A princesa Sultana (nome fictício) é uma vítima da sociedade onde nasceu, mas, ao mesmo tempo, uma privilegiada. O que é interessante neste livro, é que, Sultana conta-nos histórias de mulheres que se cruzaram na vida dela, e que lhe deram um testemunho dos problemas a que estão sujeitas. Conta-nos histórias de homens sem escrúpulos. Mas mesmo assim, ainda nos maravilha com histórias de amor no país onde isso é quase pecado. Somos também quase apedrejados pela descrição do luxo que estes príncipes e princesas têm ao seu dispor. Acabei muitas vezes por não acreditar no que estava a ler.

É interessante ver o papel da religião neste país. Diz-se que os árabes são uns autênticos devotos, mas sinceramente, metade das regras que impõem vão contra o Corão, embora tenham a certeza que foi isso que Maomé pretendia para o seu povo.


Aconselho ;)

Sinopse:

Sultana é o pseudónimo de uma corajosa princesa da Arábia Saudita. Ela é uma das dez filhas da família real mas a sua vida, rodeada de luxo e riquezas inimagináveis, está longe de ser um conto de fadas. No seu país, as mulheres - qualquer que seja o seu estrato social - estão sujeitas à tirania ditada por um fanatismo religioso que promove a poligamia, dá ao homem o poder de castigar cruelmente qualquer mulher e incentiva os casamentos forçados, as mutilações e a violência sexual, as execuções por apedrejamento ou afogamento.
Quando aceitou contar a sua história à jornalista e escritora Jean Sasson, Sultana sabia que estava a pôr em risco a própria vida. Foi conscientemente que abdicou da sua segurança pessoal para denunciar o brutal quotidiano das mulheres sauditas. A sua voz dá-nos a conhecer um mundo no qual a sumptuosidade e a extravagância coexistem com a violência e a barbárie. A princesa partilha connosco a sua intimidade e a das mulheres que a rodeiam: as suas filhas, primas, amigas… mas, na sua franqueza e coragem, ela fala por todas as mulheres.

Este volume reúne os livros:
Sultana - A Vida de uma Princesa Árabe
As Filhas da Princesa Sultana
Deserto Real

Sem comentários:

Enviar um comentário