"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

domingo, 18 de novembro de 2012

Carnaval em Veneza de Michelle Lovric

De volta ;)

Pois é, andei afastada das minhas leituras, não sei bem o que se passou comigo, mas andava tão entusiasmada com os meus livros que não me cansava de falar deles a quem me quisesse ouvir.
Acredito que a culpa seja um bocadinho do livro que estava a ler. Cansou-me tanto que na recta final meti-o de lado e não toquei em mais nenhum. Depois a minha vida deu uma volta gigante, soube que ia ser mamã e entusiasmei-me um pouco com a notícia. Mudei de casa e foi mais uma carga de trabalhos. Hoje, resolvi voltar aos meus velhos hábitos literários. Começo já com a critica ao último livro que li.

Pois é. Uma leitura cansativa, com personagem cansativas. Começando pelo lendário Casanova já com alguma idade, continua a partir corações, até, de uma jovenzinha na flor da idade que pouco sabe de amor e de sexo. Cecília é essa adolescente que se apaixona perdidamente por um velhote pouco sensual aos nossos olhos. Essa paixão dura anos, e quando Cecília começa a crescer, começa também a tornar-se uma pintora conceituada em Veneza, e mais tarde, por toda a Europa. Esta é a primeira parte do livro. A segunda é já com o conhecido poeta, Byron, um excêntrico jovem apaixonado pelos prazeres da vida e demasiado narcisista. Foi este homem que fez Cecília, já uma quarentona, ficar novamente de queixo caído.

Neste livro vemos 2 opostos: o prazer de amar, de Casanova, e o prazer de ser amado, de Byron. E uma só mulher.
Parece um livro muito interessante, e seria se a escritora não descrevesse tantos pormenores insignificantes para a história. Existem capítulos e mais capítulos sem um único diálogo. Chega a ser desesperante.
Tenho a salientar de positivo, a maravilhosa descrição de Veneza, que é capaz de nos apaixonar como também de nos fazer odiar.

Foi um livro muito chato de ler, mas que deu-me alguma cultura.


Sinopse:
Uma história sensual sobre dois amores que vão agitar até a mais decadente e sensual das cidades: Veneza.
"1782. Cecilia, a filha de treze anos de um importante mercador de Veneza, é atraída por um gato para longe do seu banho e dá por si, nua, nos braços de Casanova, o lendário sedutor de mulheres. No seu leito, a jovem conhecerá o lado luminoso do amor. Duas décadas depois, já uma pintora de renome, Cecilia conhece o segundo amor da sua vida: um jovem poeta à procura aventura a qualquer preço. Ele é Lord Byron e, com ele, Cecilia irá descobrir o lado negro da paixão. A ternura e generosidade de Casanova versus a rudeza e secura de Byron. Dois amores que vão influenciar a arte de Cecilia e agitar a sociedade da mais decadente, sensual e majestosa das cidades: Veneza"

2 comentários:

  1. Também achei que o aspecto positivo do livro é, exactamente, a cultura com que ficamos. De resto... É bastante aborrecido. E é uma pena que o seja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade. É um bocado chato :s e tinha muito para ser interessante.

      Eliminar