"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

domingo, 6 de maio de 2012

A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Záfon

Demorei a publicar esta opinião porque não encontrei  as palavras certas para o descrever. E ainda assim, acho que me faltam algumas.

Este ano tenho tido experiências, na leitura, muito boas. E agradeço, desde já, a quem contribuiu para isto.

Fui entusiasmada para esta leitura, assim que o livro chegou a casa, coloquei-o no topo dos livros a ler. E isto tudo porque li opiniões muito boas em blogues e no grupo do facebook "Sopa de Livros".

Encontrei "O LIVRO", ou seja, o meu preferido. É emocionante, mágico e completo. As personagens são perfeitas desde o pai Sempere, ao inspector, uma personagem forte, com atitudes chocantes. Das personagens que mais odeio.
Destaco duas personagens: Miquel e Férmin.
Miquel pela sua inteligência e pela sua qualidade de amar sem limites, não o amor de um casal (embora também o saiba fazer muito bem), mas a amizade que Miquel têm por Julián, é tão pura que me deixou com a respiração alterada e muito emocionada.
Férmin é a personagem mais engraçada e verdadeira. Mas também muito sofrida e inteligente. De tantas palavras bonitas de Záfon, as que mais gostei são proferidas por esta personagem.
As personagens principais: Julián e Daniel. Julián, o escritor, o mistério. Toda a estória gira à volta desta personagem, tal como de Daniel.
A estória é envolvente e emocionante e deixa-nos presos até às últimas linhas, pois desperta a curiosidade devido ao passado de Julián e o futuro do Daniel, que é um curioso e um intrometido. para alguns.

Portanto, o melhor livro que li, que me irá acompanhar sempre. Senti tanta pena de deixar as personagens num livro fechado e guardado na minha estante.


Sinopse:
Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página.

3 comentários:

  1. Ora, aí está :D sentimos pena de as deixar na prateleira :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Diana.

    Também é um dos meus livros preferidos. Zafón tem uma escrita soberba e uma descrições que nos transportam para Espanha, como se fizéssemos parte do mundo.

    Sem dúvida um dos meus escritores preferidos. Também já li "Marina" e embora tenha gostado mais do "A sombra do vento", não deixa de ser fantástico. :)

    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Ainda hoje estava a pensar na história e senti um arrepio. Porque parece que vivi aquilo tudo. Cheguei a sonhar com o final e tudo. :D

      Eu tenho cá em casa o "Jogo do Anjo" Também dizem que é muito bom;) e que aparece personagens da "Sombra do Vento" ^^

      Eliminar