"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

sexta-feira, 16 de março de 2012

O Monte dos Vendavais - Emily Bronte

Mais uma leitura entusiasmante.
Há tempos que o queria adquirir mas sempre com um pouco de medo, no entanto, aproveitei a edição da editora bookit, talvez não seja a melhor mas até não está má. Depois mantive o livro na estante uns quantos meses, até que chegou a hora dele, e ainda bem.

Que leitura fantástica.
É compreensível que, na altura em que foi editado, não tenha sido bem aceite, tendo em conta as mentalidades da época e o romance fora do vulgar que tanto o caracteriza. E é isso que o torna fantástico, e não só, a construção das personagens está uma obra de arte. Começando na simples Ellen e terminando no complexo e obstinado Heatheliff.
Este livro apelou-se ao ódio.  Duas personagens em concreto dão-me vontade de explodir com muita coisa, e eu até me considero uma pessoa pacifica.
Sinto-me incapaz de comentar a qualidade de escrita, pois ultrapassa-me.
Depois de ser repudiado pelos críticos, tornou-se um Clássico Internacional.

Acho que não preciso dizer que adorei, mas fica dito na mesma.

Sinopse:

O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura. 

3 comentários:

  1. É uma história tão grande e com personagens tão fantásticas que fiquei vidrada nela!Um dos meus livros favoritos de sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é muito bom mesmo. queria espreitar um dos filmes que saiu mas não sei onde o arranjar. Sinto falta das personagens.

      Eliminar
  2. Eu vi um há algum tempo no youtube mesmo com a Juliette Binoche e o Ralph Fiennes.

    ResponderEliminar