"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

quarta-feira, 21 de março de 2012

Desgraça - J.M. Coetzee

2.º Nobel da literatura que leio este ano. Acho que as minhas escolhas literárias estão a ficar mais firmes e exigentes. E isto graças às opiniões que tenho lido de certos livros. Tenho estado deliciada com cada livro que folho e acabo um livro cheia de entusiasmo e realização. Finalmente acerto nos livros que escolho para ler.

A Desgraça não é excepção. David Lurie, um professor universitário e um pouco, vá muito, desesperado por sexo, encanta-se por uma aluna que lhe cede uns momentos de prazer. Este momento da sua vida, altera o seu quotidiano. Refugia-se na casa da sua filha Lucy, na "profunda África do Sul", onde existe o contraste entre o equilíbrio da natureza e o desequilíbrio da mente humana e não só. 

Temos uma escrita, forte, concisa e um pouco dolorosa. O escritor dá-nos a conhecer a personagem principal dos pés à cabeça. Fazendo com que surgem diversas opiniões e criticas, havendo quem goste e quem não simpatize com David. Penso que Coetzee deu-nos os defeitos e qualidades da personagem da forma mais correcta.

Em relação a Lucy, senti vontade de lhe abrir os olhos com duas pequenas bofetadas. Mas pronto... O autor esteve muito bem a dar-lhe este tipo de personalidade.

Na última página virei a folha a pensar que ainda não tinha terminado.

Sinopse:
David Lurie é um professor universitário de meia-idade, divorciado, que divide o seu tempo entre o desânimo das aulas e as satisfações momentâneas que lhe proporciona uma prostituta chamada Soraya. Quando a prostituta deixa de o atender, David dirige a sua atenção para uma jovem aluna, com a qual terá uma arriscada aventura. A denúncia da relação provocará um autêntico naufrágio existencial, que começa com a humilhação pública e o afastamento do cargo. David procura então a sua filha Lucy, que vive numa quinta numa zona rural, longe da Cidade do Cabo. Mas a desgraça continuará a persegui-lo…



3 comentários:

  1. Nesse livro o que não faltaram foi personagens a precisar de duas bofetadas bem assentes...

    ResponderEliminar
  2. Estou a gostar de te ver tornar mais exigente com a leitura ;D Vocês estão a deixar-me curiosa com o livro... bj

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que gosatste deste livro Diana, é de facto um pequeno grande livro, também gostei bastante, é uma história muito profunda.

    ResponderEliminar