"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como um romance e Mágoas de Escola de Daniel Pennac

Dois livros muito interessantes.

Pela primeira vez agradeci a obrigatoriedade de ler. Para a avaliação de uma disciplina da faculdade, foi proposto a cada aluno que lê-se ou visse um filme biográfico de um escritor, pintor, etc. com o objectivo de escrevermos um biografia sucinta desse mesmo artista.

Eu, sem conhecer o escritor francês, resolvi ler duas obras de Daniel Pennac. São elas Como um Romance e Mágoas de Escola. No primeiro, um ensaio sobre a leitura e a sua importância, conheci o escritor nos seus pensamentos mais profundos sobre este tema. O último fala precisamente da sua infância, que contradiz o sucesso que o escritor têm no seu país. Descreve a sua falta de concentração para a escola, tendo ficado conhecido pelo Cábula. Ou seja, o que tinha mais dificuldade em aprender. Hoje é conhecido pela sua qualidade de escrita e é professor de Língua Francesa.

Deixo-vos as sinopses:

Como um Romance -


Sinopse
É sobejamente conhecida a preocupação de pais e professores pela falta de interesse e gosto que os jovens manifestam pela leitura. Daniel Pennac, romancista, professor e pai de família, descreve neste ensaio pleno de humor, que se lê Como um Romance, todas as perplexidades que usualmente assaltam os diversos intervenientes no processo educativo e formativos, sempre cheio de conflitos surdos, temores, bloqueios e teimosias.
Acima de tudo, conforme se sublinha no presente livro, a leitura tem de ser um prazer e os leitores de hoje devem usufruir de alguns direitos inalienáveis.
A profunda originalidade de Como Um Romance está na forma ao mesmo tempo muito divertida e muito séria com que o autor aborda a questão central de que dependem tanto o destino do livro como o destino da cultura e da educação.

Como Um Romance liderou durante vários meses a lista dos livros mais vendidos em França e o seu impacto originou que se falasse mesmo do "fenómeno Pennac". 
Mágoas de Escola



Em Mágoas da Escola, Daniel Pennac aborda os problemas da escola e da educação desde um ponto de vista insólito - o ponto de vista do mau aluno. Pennac, que foi ele próprio um péssimo estudante, analisa a figura do cábula outorgando-lhe a nobreza que merece e restituindo-lhe a carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha.
Misturando recordações autobiográficas e reflexões acerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser um mau estudante e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino, Daniel Pennac oferece-nos, com humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência.Mágoas da Escola é um livro único e irrepetível, que todos os pais e todos os professores não podem deixar de ler - e dar a ler.

1 comentário:

  1. Já lemos o "Vai aonde te leva o coração" e já postámos sobre ele no nosso blogue :) Gostámos bastante e esperamos que também gostes.

    É estranho que só consigas comentar respondendo a comentários...há quanto tempo é que isso te acontece?

    ResponderEliminar