"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

sábado, 24 de abril de 2010

Liberdade

Não sei porque é que sinto que este tema mexe demasiado com o meu espírito critico.
Anda há um ou dois dias li no facebook, nos posts da TSF que vai ser proibido o uso da burca em locais públicos em França, um país tão desenvolvido mas que para mim não respeita este direito.
Talvez se compreenda o ponto de vista dos franceses, o medo. Mas parece que existe um pouco de autoridade sobre estas pessoas. Se elas, mesmo fora do país natal, escolhem usar a burca, porque não o podem fazer? Se criticam os muçulmanos por obrigarem as jornalistas europeias a usar a burca quando estão em trabalho, porque é que estão a agir da mesma forma? Não entendo. A liberdade de religião não está a ser respeitada, a liberdade de escolha também não.
Se se diz que este direito é utópico, eu concordo. Mas neste caso o preconceito que existe sobre estas pessoas muçulmanas, que vêm à procura, na Europa, de uma melhor condição de vida, está cada vez mais presente e supostamente, segundo a teoria de Darwin, a espécie humana está a evoluir, o que não me parece que esteja a acontecer neste momento, cada vez mais sinto que o Homem está a perder o consenso e a inteligência.

2 comentários:

  1. Em França falaram de Liberdade, Igualdade e Fraternidade...mas onde é que esses valores estão? Igualdade não pressupõe que todos sejamos "iguais", "clones"! Tens razão: onde está a evolução? Qualquer dia, até os golfinhos serão mais humanos que nós.... bjo

    ResponderEliminar
  2. Teoricaente a minha liberdade acaba quando a liberdade do outro começa ... mas nessa optica será q existe msm liberdade ?? a liberdade devia ser um conceito finito ? é q se é finito já n é totalmente livre..:/ ...mas sim a opçao dessas mulheres devia d todo ser respeitada ...por uma questao de respeito e liberdade tbm

    a mana E

    ResponderEliminar